Multipolaridade
15-10-2025

Definição
O conceito de multipolaridade consiste na relação entre a distribuição de poder entre o sistema internacional de Estados, que pode variar entre o número de Estados considerados grandes potências. Assim, um sistema multipolar consiste numa distribuição de poder internacional correspondente a três ou mais Estados, distinguindo-se, desta forma, da bipolaridade, onde o poder é distribuído entre dois Estados e da unipolaridade, onde o poder se concentra em apenas um Estado.
Origem e Evolução
A multipolaridade é um conceito surgido da corrente realista das Relações Internacionais e que se mantém no neorrealismo. Ao longo dos anos, vários autores contribuíram para a percepção deste conceito, descrevendo o panorama internacional tanto do pós quanto o pré Guerra Fria. Para os teóricos, a ideia de multipolaridade não é apenas a de descrição do número de potências e do seu poderio, mas também a forma como a cena internacional se dispõe entre todos os seus participantes. Por outras palavras, a multipolaridade não só reflete o poder dividido entre vários Estados fortes, como também as dinâmicas que daí nascem. Assim, a multipolaridade estabelece fortes conexões com a ideia de instabilidade internacional, pois descreve um sistema internacional com desequilíbrios na balança de poder. Neorrealistas como John Mearsheimer mantêm e reforçam a visão do sistema internacional como um sistema anárquico, onde a multipolaridade agrava os desequilíbrios de poder, favorecendo a instabilidade. Por sua vez, pode ser uma consequência da procura pela estabilidade, pois a procura pelo poder é, num sistema realista, o único garante de segurança perante outras potências.
Vantagens e Desvantagens
Os desafios de um sistema de multipolaridade internacional são vários, apresentando vantagens e desvantagens. Neste sistema, os Estados são obrigados a estabelecer mais acordos bi e multilaterais, a reforçarem-se junto das instâncias internacionais, a serem mais participativos nas tomadas de decisão e a estabelecer maiores conexões, sejam económicas ou políticas, com os restantes Estados. Ao mesmo tempo, um mundo multipolar pode agravar as desigualdades sociais, aumentar as tensões globais, contribuir para mais guerras e invasões, afastar países menos poderosos do diálogo diplomático e causar desequilíbrios político-económicos. É, assim, uma característica do sistema internacional que, ao mesmo tempo que pode ser benéfico para o conjunto dos Estados, pode ser também um grave problema, trazendo instabilidade geral para a cena internacional.
