Balanço do State Of The European Union
15-09-2025
O SOTEU (em Inglês, State Of The European Union), é um discurso anual feito pelo(a) Presidente da Comissão Europeia perante o Parlamento Europeu. Neste discurso, é feito o balanço do ano político europeu; avaliada a situação atual e os desafios que a União enfrenta; e apresentadas as prioridades/focos para o futuro da UE.
A respeito do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, Ursula Von der Leyen anunciou a criação do Eastern Flank Watch, um mecanismo para apoiar países como a Polónia, a Estónia e a Lituânia. A Presidente da Comissão Europeia deixou também clara a intenção de usar os ativos russos congelados para auxiliar a Ucrânia.
Quanto ao conflito entre Israel e a Palestina, Von der Leyen prometeu uma ação decisiva para responder à crise humanitária. A Comissão irá suspender os pagamentos bilaterais a Israel, com exceção de um fundo para memorial do Holocausto, e apoio a organizações de sociedade civil. Foi também proposta a suspensão de um acordo comercial/sanção aos “ministros extremistas e colonos violentos”.
Foram feitas claras críticas a Donald Trump, sobretudo às suas intenções de retaliar com tarifas contra países com regras digitais ou impostos sobre tecnologia. A UE não vai ceder em sua regulamentação tecnológica: “Definimos os nossos padrões. Definimos as nossas regulamentações”.
Quanto as questões internas, foi reforçada a necessidade de combater a crise habitacional por toda a UE, tocando na questão de rever as regras de auxílio de Estado para permitir ao governos financiar projetos habitacionais, cortando nos entraves burocráticos. Foi também reforçado o papel e importância da Estratégia Europeia contra a Pobreza; o Quality Jobs Act; e a Gender Equality Strategy.
Este ano, o SOTEU teve um forte foco nas questões de geopolítica, realçando a defesa dos valores europeus e a solidificação de uma UE solidária, autónoma, e estratégica. Ursula von der Leyen destacou a luta da Europa pela independência em meio a crises globais, enfatizando a unidade na defesa, a aposta na inovação e apoio à Ucrânia. “Este deve ser o momento da independência da Europa”.
O conteúdo aqui expresso vincula apenas o autor do artigo.
Miguel Toscano
24 anos, natural de Vila Viçosa.
Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Aalborg.
Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade de Évora.
Mente criativa com paixão para a gestão de projetos.
Tem como áreas de interesse: Governança Global, Estudos de Desenvolvimento, Sociedade Civil, Defesa, Estudos Ambientais e Assuntos Europeus.

