Diplomacia

A diplomacia é importante porque não só garante a manutenção das relações internacionais, como também promove a paz e a segurança internacional. Para além destes aspetos, as relações diplomáticas também garantem a resolução de conflitos, a criação de uma maior estabilidade económica, e a possível promoção de uma sociedade mais cooperativa e unida. 

Tipos de Diplomacia:

Dentro da diplomacia existem três categorias principais, nomeadamente:

Desafios:

No século XXI, os diplomatas enfrentam inúmeros desafios, muitos deles considerados “modernos”, que podem dificultar as relações diplomáticas entre os Estados. Alguns dos mais mencionados e sublinhados são:

  • Globalização e interconectividade (ex: problemas globais complexos, como as alterações climáticas ou o terrorismo)
  • Avanços tecnológicos (ex: fake news; ameaças cibernéticas)
  • Barreiras culturais e linguísticas (ex: as diferentes perspectivas culturais podem dificultar a criação de acordos ou criar barreiras no diálogo)
  • Instabilidade política e económica (ex: mudanças repentinas nos sistemas políticos e desigualdades económicas podem criar tensões entre países)
  • Manutenção da paz e do consenso (ex: os diplomatas têm de tentar atingir os objetivos internacionais ao mesmo tempo que tentam lidar com restrições políticas nacionais; falta de confiança entre Estados dificulta a criação de acordos)