Soberania

Existem diversos tipos de soberania segundo a ciência política, sendo que dois tipos são considerados essenciais nesta temática, nomeadamente a distinção entre soberania externa e soberania interna:

  1. Soberania externa: a independência de um Estado face a possíveis influências externas, algo que permite a esse Estado fazer acordos e interagir com o palco internacional.
  2. Soberania popular: Esta soberania surge dos cidadãos, que, neste modelo, são considerados os principais detentores da autoridade. Esta ideia era defendida porRousseau, que afirmava que a soberania tinha de ser exercida com base nos interesses da sociedade. Este princípio continua a ser um dos principais do modelo democrático.
  3. Soberania estatal: A soberania estatal ocorre quando o Estado tem o controle absoluto do território e da população. Inicialmente, este conceito apareceu ligado aos regimes autoritários, mas é um conceito relevante nas democracias modernas, onde o conceito foi moldado e significa que o Estado passa a ser o representante da soberania nas questões internas e no palco internacional.
  4. Soberania nacional: Uma soberania baseada no interesse coletivo da Nação como um todo, em vez de se concentrar nas vontades individuais de cada um. Nestes casos, o poder está concentrado no Estado que tem de defender esses interesses coletivos, mesmo que isso signifique que outros assuntos fiquem para trás.